A CONCHA (DO TERMO LATINO CONCHULA, ATRAVÉS DE CONCLA), TAMBÉM CHAMADA DE ITÃ, SAMBÁ E TAMBÁ, É UM ÓRGÃO RÍGIDO, MUITAS VEZES EXTERNO, CARACTERÍSTICA DOS MOLUSCOS. A MORFOLOGIA DA CONCHA É UMA DAS CARATERÍSTICAS USADAS PARA CLASSIFICAR ESTES ANIMAIS:
- OS BIVALVES, COMO O NOME INDICA, TEM UMA CONCHA FORMADA POR DUAS PEÇAS;
- OS GASTRÓPODES, COMO OS CARACÓIS, TEM GERALMENTE UMA CONCHA ASSIMÉTRICA, MUITAS VEZES DESENHADA EM ESPIRAL; MAS AS LESMAS PODEM TER UM RUDIMENTO DE CONCHA INFERIOR;
- OS CEFALÓPODES, COMO O CHOCO, TEM UMA CONCHA INTERNA, MAS O NÁUTICO POSSUI UMA CONCHA EXTERIOR.
O NÁCAR É SECRETADO POR CÉLULAS ECTODÉRMICAS DO MANTO DE CERTAS ESPÉCIES DE MOLUSCOS. O SANGUE DOS MOLUSCOS É RICO EM UMA FORMA LÍQUIDA DE CÁLCIO, QUE SE CONCENTRA FORA DO FLUXO SANGUÍNEO E SE CRISTALIZA COMO CARBONATO DE CÁLCIO. OS CRISTAIS INDIVIDUAIS DE CADA CAMADA DIFEREM NA SUA FORMA E ORIENTAÇÃO. O NÁCAR DEPOSITA-SE DE FORMA CONTÍNUA NA SUPERFÍCIE INTERNA DA CONCHA DO ANIMAL (A CAPA NACARADA IRIDESCENTE, TAMBÉM CONHECIDA COMO MADREPÉROLA). ESTES PROCESSOS PROPORCIONAM, AO MOLUSCO, UM MEIO PARA ALISAR A PRÓPRIA CONCHA E MECANISMOS DE DEFESA CONTRA ORGANISMOS PARASITAS E DEJETOS PREJUDICIAIS.
QUANDO UM MOLUSCO É INVADIDO POR UM PARASITA OU É INCOMODADO POR UM OBJETO ESTRANHO QUE O ANIMAL NÃO PODE EXPULSAR, ENTRA, EM AÇÃO, UM PROCESSO CONHECIDO COMO ENQUISTAÇÃO, PELO MEIO DO QUAL A ENTIDADE OFENSIVA É ENVOLTA, DE FORMA PROGRESSIVA, POR CAMADAS CONCÊNTRICAS DE NÁCAR. COM O TEMPO, TORNA-SE EM PÉROLAS. A ENQUISTAÇÃO MANTÉM-SE ATÉ QUE O MOLUSCO MORRA.
AS CONCHAS SÃO MUITO DURADOURAS: DURAM MAIS TEMPO QUE OS ANIMAIS DE CORPO MOLE QUE AS PRODUZEM. EM LUGARES ONDE SE ACUMULAM GRADES QUANTIDADES DE CONCHAS, FORMAM-SE SEDIMENTOS QUE PODEM CONVERTER-SE, POR COMPRESSÃO, EM CALCÁRIO.
ALGUNS ANIMAIS, COMO OS PAGUROS, APROVEITAM CONCHAS ABANDONADAS PARA AS UTILIZAREM COMO PROTEÇÃO DE SEUS CORPOS MOLES. ASSISTA AO VÍDEO ACIMA.
_________________________________________________________________________________
Agradecemos aos nossos estimados
leitores pelas valiosas sugestões prestadas para a elaboração desta página.
Links de vídeos que abordam o mesmo tema:
https://goo.gl/m3ECfx (DEUSES ASTRONAUTAS).
ME ENCONTRE
TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário