domingo, 25 de fevereiro de 2018

PAISAGENS DA BAHIA #17 (Edição especial)


PAISAGENS DA BAHIA #17
Hoje estamos a caminho de Corumuxatiba, pela estrada litorânea que liga Prado à Comuruxatiba.Neste percurso, vemos inúmeros córregos, valas, pequenos poços e lagoas. Já estamos nas imediações de Comuruxatiba, onde há este rio, mantido e utilizado pelos índios locais. 
Aqui, um lindo bosque, cheio de árvores nativas da Mata Atlântica e esolas de náutica e canoismo e velejamento.A areia desta praia tem uma coloração amarelada, em virtude das águas negras que desaguam diretamente no mar. 
Esta paisagem mostra uma praia particularmente pertencente aos indígenas locais e um afluente do Rio Comuruxatiba, que também deságua no oceano.
Esta estrada muito plana, liga Comuruxatiba às outras praias e também para as diversas aldeias indígenas, remanescentes das grandes tribos Tupy e Guarani.
Daqui, da estrada, podemos visualizar o Oceano Atlântico, lindo e majestoso, apesar do céu nublado e com informações de chuva.
Aqui estamos no Sítio 4 ventos, onde homens brancos e nativos indígenas divem as suas propriedades de Eucaliptos tratados e beneficiados.
Barcos de pesca são costumeiramente vistos, após a rotineira atividades dos pescadores.
Esta é a nova ponte, ainda em construção sobre Rio Japara Grande, que liga Comuruxatiba à Prado, Itamaraju, e várias cidades circunvizinhas.
A antiga ponte é de madeira, que alagava e ficava abaixo do nível do Rio no período das enchentes.
Neste bonito sítio, o proprietário promove festas nos finais de semana, oferece serviços de Bar e Restaurante.
Brevemente esta Ponte será inaugurada e com certeza haverá muitas festas e pessoas de várias regiões estarão aqui, prestigiando.
Esta aqui é a famosa praia das Ostras, quase deserta, mas ainda muito procurada por turistas de outras regiões do Brasil e do exterior; ornamentada de longos coqueirais, caxandós e amendoeiras, dão um toque todo especial a esta praia paradisíaca.
Porteira de entrada para o interior desde síto de propriedade particular, mas que gentilmente atende seus visitantes.
Estradas que dão acesso a várias outras prais do município de Comuruxatiba; aqui as diversões são garantidas, todos os dias.
Novamente, a Praia das Ostras, exibindo suas areias multicoloridas, ondas tranquilas e suas falésias que parecem esculpidas por um artesão. 
À direita, um verdadeiro oásis, no centro deste pedacinho do paraíso, oferece sua sombra, água fresca e abrigo do escaldante Sol da primavera neste país tropical.
Os posseiros locais aproveitam o grande fluxo turistas, transeuntes e o movimento cotidiano para vender os seus produtos e produções, dos mais variados - de frutos do mar e até animais vivos e abatidos. 
O baiano é povo um povo surpreendente e inovador, escrevem os seus anúncios na areia, nas árvores e nos mais inusitados materiais e até pneus servem de placas.
Aqui, um desafio à Lei da gravidade; a água que deveria jorrar para baixo, ao contrário jorra para cima. Como puderam fazer isso? De onde eles adquiriram tal conhecimento? Isto é simplesmente incrível!
Em quase todas as praias, existem estes pequenos córregos, que correm lentamente entre as falésias, barrancos, manguezais, que também servem de limites para que separam as respectivas propriedades.
Este é o denominado Rio do Peixe pequeno, devido a grande quantidade de peixes de pequeno porte, como piabas, lambaris e baiacus. 
Esta é a praia do Tororão, que assim como a praia da Paixão, recebe todos os domingos e feriados, dezenas de turistas e banhistas de Itamaraju, Prado, Comuruxatiba e Teixeira de Freitas. 
Veja que linda paisagem: Estrada de chão, emoldurada com altos barrancos amarelos, coqueirais e um lindo céu azul com nuvens brancas lenticulares.
Rio das Ostras, com suas águas muito escuras, em virtude dos manguezais e frutos que caem na água durante o percurso.
Pessoal, veja que privilégio, estamos nesta paradisíaca Praia das Ostras, e observem esta linda prais, estes barrancos e este maravilhoso mar. Vem comigo, vamos ver mais maravilhas!
Já começa a entardecer e temos que retornarmos ás nossas casas; mas mesmo assim, o crepúsculo dá uma nova vista à paisagem, que parece um quadro pintado pelo artista.
Veja que capricho da Natureza: a erosão formou nestas falésias, desenhos como catedrais e outras alegorias. Parecem até aquelas esculturas do Camboja.
Placas de anúncios dos mais variados ramos dos negócios, se espalham por todas as margens das estradas para atrair os seus compradores e fregueses.
Também dezenas de barcos, iates, canoas, jangadas e outras embarcações proliferam nas praias e muitas dão suportes de aprendizagem para conduzir e remar embarcações, como estas escolas de velejadores.SE VOCÊ GOSTA DESTE TIPO DE CONTEÚDO, DÊ UM LIKE, INSCREVA-SE PARA NÃO PERDER NENHUM VÍDEO, OBRIGADO, VOLTE SEMPRE!
Também, gostaríamos que você assistisse também vídeos destes Canais, que assim como nós, abordam e apoiam estes temas. 
________________________________________________________
Agradecemos aos nossos estimados leitores pelas valiosas sugestões prestadas para a elaboração desta página.


Links de vídeos que abordam o mesmo tema: 

https://goo.gl/LNL4aV (ALLIENS & SUAS NAVES). 
https://goo.gl/Px57Tm (NÃO ESTAMOS SÓS NO UNIVERSO). 
https://goo.gl/m3ECfx (DEUSES ASTRONAUTAS).
https://goo.gl/7YGH4W (ESFINGE DE GIZÉ MISTERIOSA).

ME ENCONTRE TAMBÉM:
Meu Canal no Youtube: https://goo.gl/6XWxrZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário