BAIRRO 31 DE MARÇO: Recém criado pela Prefeitura Municipal de Itamaraju, foi desmembrado do bairro Marotinho em dezembro de 2013. É o bairro bebê de Itamaraju, de tenra idade - apenas 3 anos.
Mas, apesar de muito jovem, é um bairro muito populoso, bem arborizado e todo pavimentado, calçado e com rede de esgoto. É o único bairro de Itamaraju que se funde com o Centro.
É, praticamente, o cérebro de Itamaraju; os maiores comércios e indústrias estão instalados neste bairro e quem mora aqui tem o imenso privilégio de gozar ar puro, água potável e saneamento básico 100%.
Para quem não conhece, Itamaraju é uma cidade do estado da Bahia, no Brasil. Está situada no extremo sul da Bahia, entre as cidades Prado, Teixeira de Freitas, Jucuruçu e Monte Pascoal. Itamaraju já foi a maior potência econômica da região por conta do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990. Mas, com o advento da peste denominada "Vassoura-de-bruxa", sua produção cacaueira reduziu-se para menos de 70%.
Itamaraju possui uma população estimada em mais de 75 mil habitantes, em uma área que ocupa 2.600 km².
Emancipou-se em 05 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do estado, com um comércio forte e sólido, e tem o que há de melhor em gente, um povo amigo e hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João mantendo a sua tradição junina de origem.
"Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua tupi, significa "pedra das árvores do Jucuruçu".
O nome Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas:
Ita, que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade "PEDRA DO MONTE PESCOÇO"; mara, significando uma região montanhosa simbolizada pela pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; ju, primeira sílaba do rio que banha inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós.
CONFIRA AS FOTOS DO BAIRRO 31 DE MARÇO:
Cartão postal do bairro. Ícone do belo, simples e majestoso
Bairro 31 de março tem este nome em homenagem a comemoração do dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde
As ruas do bairro 31 de Março são largas, extensas, arborizadas e com um sistema de rede de esgoto eficiente e sofisticado
O sistema de moradia e condomínios é muito procurado por emigrantes de outras cidades e países, devido sua proximidade com o Centro
À frente, um prédio recém-construído que funciona uma madeireira
Um simpático trevo arredondado, que dá uma ilusão de ótica muito interessante
Apesar de ser um bairro altamente industrial e comercial, é muito silencioso, poucos transeuntes e um gostoso aroma de flores que paira no ar
A arborização é perfeita; árvores frondosas dispostas em fileiras, uma em frente a outra
A rua é um grande estacionamento à céu aberto, disponível para veículos de todos os tipos
O ar é puro, saudável, e tranquilo. Passa-se uma sensação maravilhosa de paz e felicidade
As mansões e casas de coberturas se misturam aos prédios imponentes e vistosos
Um dos estabelecimentos mais procurados pelos moradores deste bairro
A popular Cesta do Povo: Sinônimo de economia a preços baixos
Uma das Igrejas mais difundidas deste bairro. Há Igrejas de todas as religiões
Neste complexo comercial funciona filiais das mais famosas lojas do Brasil
Neste bairro funciona o imenso Shopping Center da cidade
Aqui, tudo está em constante construção e ampliação
Os maiores Bancos econômicos e financeiros estão sediados aqui
Você não precisa deslocar até o centro para encontrar algo, aqui há de tudo
Os Bancos ficam todos um pertinho do outro. Planejado para facilitar a vigilância.
ME ENCONTRE
TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário