Bairro Primavera, seu nome reflete bem esta estação primaveril; coincidência ou não, gravei estas imagens justamente na Primavera - O dia estava incrivelmente limpo e o céu de um azul-turquesa límpido e calmo.
Este bairro é muito movimentado em virtude da proximidade com a Rodovia que dá acesso a Prado, 83 quilômetros à frente. Este bairro dispensa comentários. Todos conhecem sua fama e belezas naturais.
Para quem não sabe, Itamaraju é uma cidade do estado da Bahia, no Brasil. Está situada no extremo sul da Bahia, entre as cidades Prado, Teixeira de Freitas, Jucuruçu e Monte Pascoal. Itamaraju já foi a maior potência econômica da região por conta do auge do cacau nos anos 1970, 1980 e 1990. Mas, com o advento da peste denominada "Vassoura-de-bruxa", sua produção cacaueira reduziu-se para menos de 70%.
Itamaraju possui uma população estimada em mais de 75 mil habitantes, em uma área que ocupa 2.600 km².
Emancipou-se em 05 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado. Itamaraju possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do estado, com um comércio forte e sólido, e tem o que há de melhor em gente, um povo amigo e hospitaleiro. Promove até os anos atuais a maior festa regional de São João mantendo a sua tradição junina de origem.
"Itamaraju" é uma palavra oriunda da língua tupi, significa "pedra das árvores do Jucuruçu".
O nome Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas:
Ita, que na linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da cidade "PEDRA DO MONTE PESCOÇO"; mara, significando uma região montanhosa simbolizada pela pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas galhas de árvores que debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; ju, primeira sílaba do rio que banha inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo indígena, numa alegoria poética dos tupiniquins e pataxós.
CONFIRA AS FOTOS QUE FIZ NO BAIRRO PRIMAVERA:
Foto que representa o cartão postal do bairro
Me encontre também nos aplicativos sociais mencionados no lado esquerdo da foto
À esquerda desta foto você pode perceber uma passarela para pedestres e ciclistas
Córrego do Ouro, o famoso e lendário córrego que, outrora, foi o manancial mais rico da região; do leito destas águas foram extraídos centenas de quilos de ouro bruto
Veja que tranquilidade! Moradores do bairro aproveitam o intervalo do almoço para praticar um salutar bate-bola
As ruas e avenidas foram projetadas para parecerem côncavas e tortuosas, um primor da arquitetura moderna
Infelizmente, tudo não são flores e primaveras; há também o lado negativo, e nós sempre mostramos os dois lados: aqui vemos lixo doméstico à céu aberto, aguardando o caminhão de coleta
Contrastando, mais adiante, o belo e o majestoso verde das árvores
A parte mais salubre do bairro é esta: ar puro renovado pelas árvores e palmeiras
Um trevo encantador: ruas bem pavimentadas, com rede de esgoto e saneamento impecáveis
Os muares pastam tranquilamente, inocentes e despreocupados
As casas mais simples e humildes ficam totalmente expostas, porém as mansões luxuosas ficam sempre protegidas por altos e extensos muros
O bairro é relativamente plano, com exceção de algumas ruas
A engenharia arquitetônica é perfeita: ruas bem planejadas com esquinas arredondadas
As ruas são um pouco estreitas para guarnecer e melhor proteger a comunidade de ameças externas
A suntuosidade deste bairro é impressionante. Mansões luxuosas parecem engolidas pela Mata Atlântica remanescente
ME ENCONTRE
TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário