quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CUCO



O cucos tem pés bem fortes para poderem segurar-se nos ninhos que foram feitos para aves bem menores e a casca dos seus ovos é muito resistente, para que possam ser jogados de longe, sem se partirem. É o passarinho do relógio - Antigamente os relógios de parede vinham com um mecanismo em que, a cada hora, abria-se um portinha e saia dela um passarinho (de madeira) e cantava as horas - cuco, cuco, cuco. Eu corria para a frente do relógio e ficava esperando ele aparecer novamente. Pertence à ordem Cuculiformes. 
A fêmea do Cuco, que é um animal ovíparo (todas as aves são), põe seu ovo no ninho de outro passarinho, e para isso ela tira um dos ovos do ninho e come, e no lugar põe o seu ovo. As vezes, quando o ninho é muito vigiado, aproveita o menor descuido e lança seu ovo de uma certa distância. 
O objetivo disso é que outra família de passarinhos crie seu filhote.
Quase sempre, os ovos dos Cucos são parecidos com os das espécies que parasitam. O bebê Cuco demora 12 dias para nascer e, com 8 a 10 horas de vida, as crias de Cuco expulsam do ninho os ovos ou as crias que já estavam no ninho, ficando sozinho, tem mais espaço e os pais "adotivos" tem mais facilidade para alimentar um única cria, que quase sempre é bem maior do que eles mesmo.
Com 19 dias de vida os filhotes de Cuco estão prontos para abandonar o ninho. Reproduzem-se pela primeira vez com um ou dois anos de idade. 
As vezes crescem 2 Cucos  ao mesmo tempo e no mesmo ninho - de ovos postos por 2 fêmeas - e a luta pelo lugar acontece de uma forma muito violenta porque ambos são possantes e determinados, podendo ocasionar a morte dos dois por cansaço. 
Os verdadeiros Cucos, da família dos cuculídeos, tem uma característica singular: o parasitismo de criação, como o (Cuculos Canorus) e o Cuco Rabilongo (Clamator Glandarius). 
Bem, para ver mais, assista ao vídeo. Confira.



ME ENCONTREM TAMBÉM:
Meu Canal no Youtube: https://goo.gl/6XWxrZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário