É uma lastima! Este entardecer tão lindo pode se transformar em noite permanente sobre este local, que há pouco tempo era o Campo de Aviação de Itamaraju, se torna um imenso lixão à céu aberto, com toneladas e mais toneladas de lixo que são lançadas neste local todos os dias; imagine uma cidade com mais de 100 mil habitantes descartando lixo doméstico, de construção e outros mais, em um só lugar.
Outrora este campo de aviação dava suporte de pouso a diversas aeronaves de pequeno porte, tais como monomotores e helicópteros.
Este grande campo, pertence à Prefeitura Municipal de Itamaraju e de uns tempos para cá, vem sendo loteado para indivíduos de baixa renda e pessoas envolvidas com trabalho de reciclagem de lixo e outros dejetos. Existe neste local um barracão (galpão) para a coleta e reciclagem de boa parte do lixão, mas não tem estrutura para suportar e dar conta de tanto lixo.
A alternativa encontrada foi espalhar o lixo em toda a extensão desta grande área, onde pessoas trafegavam, praticavam caminhadas, crianças andavam de bicicleta e servia também como pista de treinamento de novos motoristas e motociclistas.
O lixo rola solto e fedido por toda parte, atraindo muitos urubus e outras aves carniceiras, comprometendo a saúde das pessoas, além de expor os moradores do local a várias doenças, com a proliferação de vários insetos, inclusive o famigerado mosquito Aedes Aegipti, transmissor da febre amarela e dengue, mosquito da Malária e outros insetos peçonhentos como escorpiões e répteis que se escondem embaixo do lixão. A população itamarajuense reivindica fiscalização por parte das autoridades Sanitárias para tomar as devidas providências e sanar estes problemas que afetam centenas de famílias menos favorecidas.
Confira as fotos do lixão à céu aberto que outrora era um pedacinho do paraíso na terra:
Céu bonito ao fundo, na foto, porém enegrecido pela fumaça, morte e decadência deste local que já foi muito lindo!
Céu bonito ao fundo, na foto, porém enegrecido pela fumaça, morte e decadência deste local que outrora foi mui lindo!
Sulcos provocados pela lama e chorume da grande quantidade de lixão lançado aqui, de hora-em-hora, sem o menor escrúpulo.
Antigamente aqui era uma promissora pista de pouso para pequenos aviões comercias e de pulverização de pesticidas.
Lá atrás um lindo crepúsculo, aqui ao lado, uma grande degradação e nostalgia.
Imagem de um entardecer que teima em ser maravilhoso mas pálido pela crueldade e desprezo de alguns governantes.
Aqui há lixo por toda parte. Baratas e todos os tipos de insetos rolam soltos e vorazes.
Aqui há lixo por toda parte. Baratas e todos os tipos de insetos rolam soltos e vorazes.
Como se não bastasse, urubus proliferam por toda parte.
Lixo e mais lixo, por todas as partes, por todos os cantos. Daqui a há pouco chega mais..
Tudo isso perto de centenas de casas residenciais com moradores e suas famílias; as crianças brincam aqui, alheias às doenças e sua própria sorte.
Tudo isso perto de centenas de casas residenciais com moradores e suas famílias; as crianças brincam aqui, alheias às doenças e sua própria sorte.
Um pouco à cima da legenda, uma carcaça de animal, ainda em decomposição.
Nosso assistente vira o rosto para tentar respirar um pouco de oxigênio. O cheiro aqui é quase insuportável.
O crepúsculo se despede esplendoroso, a despeito da mazela de alguns indivíduos que teimam em não respeitar os direitos sagrados inerentes aos seres humanos: Saúde e dignidade.
O crepúsculo ainda lança seus raios luminosos, como se quisesse iluminar as mentes daqueles que se encontram entorpecidos e envenenados com as coisas efêmeras e ávidos de poder e riquezas materiais.
Nesta foto, o crepúsculo lança com maior intensidade, um raio em agradecimento à aqueles que realmente se preocupam, sem interesses financeiros e o desejo de dias melhores para o futuro da raça humana e bem-estar para nossa família e para os nossos filhos. Que Deus ilumine as nossas mentes e salve o nosso antigo Campo de Aviação.
.
Confira também este videozinho que fiz do local, com a voz embargada e muito triste com esta mazela de algumas instituições. Desculpe pelas imagens fortes e decadentes.
ME ENCONTREM
TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário