quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CARANGUEJOS

Caranguejos (também conhecidos como uaçás, auçás e guaiás) são crustáceos da infraordem Brachyura, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça, cinco pares de patas (perópodes) terminadas em unhas pontudas, o primeiro dos quais normalmente transformado em fortes pinças e, geralmente, o abdômen reduzido e dobrado por baixo do cefalotórax. 
Os pleópodes se encontram na parte dobrada do abdômen e, nas fêmeas, são utilizados para proteção dos ovos. Por terem cinco pares de patas ambulatórias são da ordem de crustáceo chamada Decápode. 
O siri-azul siri-tinga, ou simplesmente siri, é um pequeno crustáceo decápode encontrado nas águas costeiras do Oceano Atlântico e Golfo do México. Em seu nome científico, calli é grego para "bonito", nectes para "nadador", e sapidus é latim para "saboroso".
O caranguejo-amarelo é um caranguejo dos gecarcinídeos, também conhecido como caranguejo-ladrão. Possui carapaça amarela e patas alaranjadas, encontrado principalmente nas ilhas brasileiras de Trindade, Fernando de Noronha e Ascensão, onde se constitui em importante predador de filhotes de tartarugas marinhas.
Está ameaçado de extinção pela destruição de seus habitats, pelo turismo e por outras ameças antrópicas. 
Uçá, caranguejo-uçá, catanhão, caranguejo-verdadeiro ou uçaúna é um caranguejo da família dos ocipodídeos. A carne do caranguejo-uçá é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal. 
A caranguejola, ou sapateira, é um crustáceo decápode, braquiuro, da família dos cancrídeos, da costa atlântica rochosa da Europa. A carapaça de exemplares maduros mede entre 11 centímetros e 25 centímetros de comprimento especialmente nos machos. A ocasião da desova ocorre entre novembro e janeiro. Tal espécie é de importância comercial, frequentemente utilizada na alimentação.
PARA SABER MAIS SOBRE CARANGUEJOS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO: 


VÍDEO - CARANGUEJOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário